Anuncios

Medicamentos Antirretrovirais

Os medicamentos antirretrovirais surgiram na década de 1980, para impedir a multiplicação do vírus no organismo. Eles não matam o HIV , vírus causador da aids , mas ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico . Por isso, seu uso é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem tem aids.

Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente o coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 200 mil pessoas recebem regularmente os remédios para tratar a doença. Atualmente, existem 19 medicamentos divididos em cinco tipos.

Anuncios

Classes de medicamentos antirretrovirais

  1. Inibidores Nucleosídeos da Transcriptase Reversa - atuam na enzima transcriptase reversa, incorporando-se à cadeia de DNA que o vírus cria. Tornam essa cadeia defeituosa, impedindo que o vírus se reproduza.
    São eles: Zidovudina, Abacavir, Didanosina, Estavudina, Lamivudina e Tenofovir.
  2. Inibidores Não Nucleosídeos da Transcriptase Reversa - bloqueiam diretamente a ação da enzima e a multiplicação do vírus.
    São eles: Efavirenz, Nevirapina e Etravirina.
  3. Inibidores de Protease – atuam na enzima protease, bloqueando sua ação e impedindo a produção de novas cópias de células infectadas com HIV.
    São eles: Atazanavir, Darunavir, Fosamprenavir, Indinavir, Lopinavir/r, Nelfinavir, Ritonavir e Saquinavir.
  4. Inibidores de fusão - impedem a entrada do vírus na célula e, por isso, ele não pode se reproduzir.
    É a Enfuvirtida.
  5. Inibidores da Integrase – bloqueiam a atividade da enzima integrase, responsável pela inserção do DNA do HIV ao DNA humano (código genético da célula). Assim, inibe a replicação do vírus e sua capacidade de infectar novas células.
    É o Raltegravir.

Para combater o HIV é necessário utilizar pelo menos três antirretrovirais combinados, sendo dois medicamentos de classes diferentes, que poderão ser combinados em um só comprimido. O tratamento é complexo, necessita de acompanhamento médico para avaliar as adaptações do organismo ao tratamento, seus efeitos colaterais e as possíveis dificuldades em seguir corretamente as recomendações médicas, ou seja aderir ao tratamento . Por isso, é fundamental manter o diálogo com os profissionais de saúde, compreender todo o esquema de tratamento e nunca ficar com dúvidas.

Fonte

Ministerio Saúde. Brasil
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

  • Artículos relacionados con
  • Medicamentos para el Tratamiento del VIH SIDA

    Actualmente hay cinco diferentes "clases" de medicamentos contra el VIH. Cada clase de droga ataca al virus en diferentes momentos de su ciclo de vida, así que si usted está tomando medicamentos para el VIH, por lo general se toma 3 fármacos antirretro

  • Albendazol

    informacion Albendazol

  • Pruebas de Cargas Viral

    La carga viral es la cantidad de virus de VIH en la sangre. Se mide como el número de copias de virus por milímetro de sangre.

  • Las Pruebas o Exámenes de Laboratorio para el VIH/SIDA

    Suponiendo que una persona se haga la prueba después del periodo de ventana, si la ELISA da un resultado negativo, es prácticamente imposible que haya VIH.

  • Nitrato de butoconazol

    informacion Nitrato de butoconazol

Anuncios