Anuncios

Acompanhamento Durante a Gravidez

Toda mulher grávida deve fazer o pré-natal e os exames para detectar a aids e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão dessas doenças da mãe para o filho.

O teste para diagnosticar a  sífilis deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores), pois a sífilis congênita pode causar aborto e má-formação do feto, entre outros problemas. Caso o exame dê positivo, é muito importante que o tratamento seja feito com penicilina, pois este é o único remédio capaz de tratar a mãe e o bebê. O parceiro também deverá comparecer ao serviço de saúde para ser orientado e tratado, a fim de evitar a reinfecção da gestante. Todos os bebês devem realizar exame para sífilis, independentemente dos exames da mãe. Se o bebê for diagnosticado com sífilis congênita, ele precisará ficar internado por 10 dias para receber o tratamento adequado.

Anuncios

Já a testagem para o HIV é recomendada no 1º e 3º trimestre da gestação. Mas, no caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto, na própria maternidade, por meio do Teste Rápido para HIV. As gestantes que souberem da infecção durante o pré-natal têm indicação de tratamento com os medicamentos para prevenir a transmissão para o feto. Recebem, também, o acompanhamento necessário durante a gestação, o parto e a amamentação. Para minimizar o risco de transmissão, o recém-nascido também deve fazer uso desse mesmo medicamento por seis semanas.

A transmissão do HIV também pode acontecer durante a amamentação, por meio do leite materno. A mãe que tem o vírus não deve amamentar o bebê, sob risco de transmissão da doença para o seu filho. É orientada a suspensão da amamentação e a inibição da lactação. Portanto, o leite da mãe deve ser substituído por leite artificial.

Fonte

Ministerio Saúde. Brasil
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

  • Artículos relacionados con
  • Sintomas e Fases da Aids

    Sintomas e Fases da Aids, infecção aguda, assintomático, a fase sintomática inicial, aids

  • Raltegravir, Isentress

    raltegravir. Isentress. Informacion del medicamento. Dosificacion. Efectos secundarios. Como guardar el medicamento

  • Famciclovir

    informacion Famciclovir

  • HIV/AIDS Infecções Oportunistas

    HIV/AIDS Infecções Oportunistas. As infecções oportunistas são doenças que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico, que cuida da defesa do organismo

  • Boceprevir

    Boceprevir, boc, victrelis, vih, sida, infecciones, oportunistas, simultaneas, medicamentos, virus, hepatitis

Anuncios