Anuncios

Diagnóstico Ulceras Pépticas
 

Além dos dados de história clínica e exame físico, o exame mais comumente usado para o diagnóstico da doença ulcerosa é a endoscopia digestiva alta.

Este exame envolve a passagem de um tubo flexível de pequeno diâmetro através da boca em direção ao esôfago, estômago e duodeno. O tubo possui uma microcâmara com fonte de luz na ponta, o que permite a visão direta em um monitor (TV) de eventuais problemas nestes órgãos.

Anuncios

Além disto, permite a tomada de biópsias (retirada de pequenos fragmentos para análise, o que é feito sem dor ou desconforto algum) para o diagnóstico preciso.

Em algumas situações será terapêutica, para fazer cessar o sangramento em uma úlcera por exemplo. Permite também a retirada de material para testar a presença do H. pylori. O exame é geralmente feito sob sedação para maior conforto. Por todas estas razões, a endoscopia é indiscutivelmente o melhor método na avaliação da doença e deixou em segundo plano, para alguns raros casos, o emprego de métodos como a radiologia para diagnóstico de doença ulcerosa. 


Por que os médicos não pesquisam automaticamente o H. pylori?


Alterações de crenças e de práticas médicas levam tempo. Por aproximadamente 100 anos os cientistas e doutores acreditaram que a úlcera era causada pelo estresse, comidas picantes e álcool. O tratamento baseava-se em repouso na cama e dieta leve.

Mais tarde os pesquisadores adicionaram o ácido à lista de causas e começaram a tratar as úlceras com antiácidos. Desde que o H. pylori foi descoberto em 1982, estudos conduzidos ao redor do mundo mostraram que utilizando antibióticos para destruir o H. pylori cura a úlcera. Levou 11 anos para que a comunidade médica aceitasse esta realidade.

A prevalência das úlceras causadas pelo H. pylori está mudando. A infecção está se tornando menos comum em pessoas nascidas em países desenvolvidos. A comunidade médica, entretanto, continua a debater o papel do H. pylori nas úlceras pépticas. Se você tem úlcera péptica e não fez teste para infecção pelo H. pylori, fale com seu médico. 

Como é diagnosticada uma úlcera relacionada ao H. pylori? 

Se é encontrada uma úlcera, o médico fará um exame para H. pylori. Este exame é importante porque o tratamento de uma úlcera causada pelo H. pylori é diferente de uma úlcera causada por AINEs. 

O H. pylori é diagnosticado através de exames de sangue, respiração, fezes e de tecidos. Os exames de sangue são pouco utilizados em nosso país.

Consiste em avaliar se a pessoa tem anticorpos contra a bactéria. São utilizados para o diagnóstico de H. pylori em pessoas que nunca foram tratadas para a bactéria. Não são utilizados após tratamento pois podem mostrar resultado positivo mesmo no caso que a bactéria tenha sido eliminada. 

O teste respiratório com uréia marcada é um método diagnóstico eficiente para H. pylori. Eles também são utilizados após o tratamento para observar se ele funcionou.

Anuncios

No consultório médico ou laboratório o paciente bebe uma solução de uréia que contém um átomo especial de carbono.

Se o H. pylori está presente, ele age sobre a uréia e libera o carbono. O sangue transporta o carbono para os pulmões onde é exalado pelo paciente. O ar é colhido numa bolsa especial e dosada a quantidade de carbono exalado num aparelho especial. O teste respiratório tem acurácia de 96% a 98%. 

Exames nas fezes do paciente podem ser utilizados para detectar a infecção pelo H. pylori . Estudos mostraram que este exame, denominado de Teste do Antígeno do Helicobacter pylori nas Fezes (HpSA), é acurado para diagnosticar H. pylori. 

O teste rápido da urease, que detecta a enzima urease que é produzida pelo H. pylori. È o mais utilizado em nosso meio. É rápido, barato e sensível. As amostras são colhidas durante um exame endoscópico.

Anuncios

O teste histológico permite encontrar e examinar a bactéria atual do paciente. É realizado para o diagnóstico e confirmar o resultado do teste da urease, quando necessário.

A cultura envolve permitir o crescimento do H. pylori de uma amostra de tecido em um meio apropriado. É um teste difícil, não disponível em todos os laboratórios e somente realizado em ocasiões especiais.

Artigos relacionados:

Español

Enfermedades del Sistema Digestivo

.

Autor: Dr. Carlos Muñoz Retana

​Actualizado: 8 de Febrero, 2019

  • Artículos relacionados con Digestivo
  • Que es una hernia hiatal

    Una hernia hiatal o hernia de hiato es cuando una parte del estómago se introduce hacia arriba en el pecho a través de una abertura

  • Gas en el Intestino

    Todas las personas tienen gas. Eructar o expulsar gas por el recto es una función normal del cuerpo.

  • Cuales son los sintomas del higado graso no alcoholico

    El hígado graso no alcohólico sin cirrosis es considerada como una enfermedad que no produce síntomas.

  • Colitis Ulcerosa

    La colitis ulcerosa es una enfermedad inflamatoria del colon (el intestino grueso). Está caracterizada por la inflamación y ulceración de la pared interior del colon. Los síntomas típicos incluyen diarrea (algunas veces con sangre) y con frecuencia d

  • Sintomas de las hemorroides

    Las hemorroides son venas hinchadas e inflamadas alrededor del ano o en la parte inferior del recto. El recto es la última parte del intestino grueso llega hasta el ano. El ano es la abertura en el extremo del tracto digestivo por donde el contenido del

Anuncios